Corupá é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º25’31” sul e a uma longitude 49º14’35” oeste, estando a uma altitude de 75 metros. Sua população estimada em 2011 era de 14.006 habitantes. Possui uma área de 407,97 km².

O município é considerado a capital catarinense da banana, das plantas ornamentais e das orquídeas.

Foi fundado em 7 de julho de 1897 por Otto Hillbrecht e seu filho Otto Hillbrecht Filho, que compraram os lotes número 06 e 07 por 259$00 e 456$00 réis respectivamente. Foram os primeiros a deixarem registrado por escrito sua chegada a Hansa Humboldt.

O nome Hansa Humboldt foi dado em homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt e à Companhia Hanseática de Colonização, denominada Hansa Humboldt, dirigida por Karl Fabri e que tinha um contrato com o governo de Santa Catarina, para colonizar o Estado.

Corupá foi colonizada por imigrantes italianos, austríacos, suíços e, principalmente, por alemães.

Em 1908 Hansa Humboldt foi elevado à categoria de distrito de Joinville, sendo o senhor Ernesto Rucker, o primeiro intendente.

A 1 de janeiro de 1944 o nome de Hansa Humboldt foi mudado para Corupá, devido à Segunda Guerra Mundial, passando os imigrantes e descendentes alemães a serem perseguidos dentro do Brasil. Não se podia mais falar a língua alemã. Assim, os habitantes de Hansa, amedrontados, nunca se perguntaram o porquê da mudança, quem mudou e o que significava o nome. Corupá teve sua emancipação política no dia 25 de julho de 1958. O primeiro prefeito eleito foi Willy Germano Gessner.

Corupá é um nome de origem indígena e significa paradeiro de seixos (lugar de muitas pedras). Limita-se ao norte com São Bento do Sul, ao sul com Rio dos Cedros, a oeste com Rio Negrinho e a leste com Jaraguá do Sul.

Fonte :Wikipédia